Habilidades de novos líderes 

Existem dois tipos de liderança. Aquela que é exercida pelo poder e outra que é exercida pela autoridade. Quem tem poder, força os demais a fazerem a sua vontade. Já o líder, que tem autoridade, influencia as pessoas a segui-lo.

Ainda hoje, na grande maioria das empresas, muitas pessoas exercem liderança porque são colocados nessa posição. Seja porque têm boa formação ou porque tiveram bons resultados. Porém, nada disso faz deles líderes. Liderar é mais do que isso!

Margaret Thatcher, que foi Primeira Ministra do Reino Unido, disse que “um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.”

Para ser um bom líder, você precisa convencer as pessoas de que elas devem fazer aquilo que você diz. Quando você obriga as pessoas a segui-lo, sem que elas confiem em você, o resultado será desastroso.

E não é sendo chamado de CEO, Presidente ou Diretor que você conseguirá exercer influência sobre as pessoas. O respeito delas pela sua liderança virá através da sua capacidade de motivar a equipe, sendo transparente, inclusivo, acessível e focado num objetivo comum.

Os maiores líderes da história não eram detentores do poder. Exerceram sua liderança através da capacidade de influenciar as pessoas: Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela… nenhum deles recebeu qualquer título de poder.

No mundo dos negócios, os maiores líderes sempre influenciaram as pessoas através das suas crenças. Steve Jobs e a sua busca pela qualidade absoluta, Bill Gates e sua luta pela erradicação da pobreza, Elon Musk e o seu desejo de colonizar Marte…

Cada um, ao seu modo, influenciou seus seguidores em busca de um objetivo único. E não foi preciso impor. As pessoas se motivaram porque enxergaram, nessas pessoas, líderes capazes de fazer algo verdadeiramente relevante.

As habilidades exigidas de um líder, hoje, são muito diferentes daquelas que foram essenciais há alguns anos. Criatividade, aprendizagem contínua, respeito a diversidade, a busca pela inovação, capacidade de formar times vencedores, ousadia, tolerância ao erro… Os líderes da Nova Economia são admirados e não temidos.

E de todas estas novas habilidades exigidas dos líderes atuais, a principal se resuma a frase de Abraham Lincoln: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”

Na StartSe, desde o início, decidimos não ter cargos. Temos uma gestão quase horizontal, com liberdade para que todas as pessoas tomem pequenas decisões. E isso fez surgir diversos líderes, alinhados com vários anseios da empresa e do time.

E a partir destas experiências, adquiridas nesses quase 4 anos de crescimento exponencial na StartSe, buscando inspiração nos maiores polos de inovação mundial onde mantemos sede – Vale do Silício e China – criamos um novo conceito de gestão e liderança que tem dado muito certo!

É por conta dessas transformações que 3 mil pessoas vão se reunir para conhecer o que chamamos de Novo RH, que surge a partir dos novos modelos impulsionados pelas tecnologias e inovações que vêm transformando o mundo.

O RH Day é o evento que conecta todos pontos e mostra como as melhores empresas estão cuidando das pessoas e transformando-as em seu ativo mais valioso.

Você viu que não só os mercados mudaram, como cada vez a função do RH está se tornando estratégico dentro de qualquer empresa que busca permanecer no mercado nos próximos anos como um player relevante. Então, por que não tomar as rédeas da sua carreira, usar suas habilidades para antecipar problemas e transformar o RH no departamento mais importante da sua empresa nos próximos anos?