Derretimento de “gelo zumbi” elevará nível do mar em 27cm, diz estudo

Fonte: Valor 30/08/22

Previsão elaborada pelo estudo, publicado pela revista “Nature Climate Change”, é mais do que o dobro de estimativas anteriores dos cientistas que acompanham o derretimento das geleiras

O derretimento de gelo na Groenlândia vai fazer com que o nível do mar suba 27cm – mais que o dobro de previsões anteriores – e a culpa é do “gelo zumbi”.

Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas Geológicas da Dinamarca e Groenlândia, o “gelo zumbi” são partes degeleiras que ainda estão presas aos blocos principais de gelo, mas que por conta doaquecimento global, não estão recebendo tanta neve quanto antes e estão fadadas a se descolar – e derreter no mar. 

O estudo publicado na revista “Nature Climate Change” disse ainda que o aumento no nível do mar pode chegar a 78 centímetros. Já o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) do ano passado previu um aumento de 6 a 13 centímetros do nível do mar por conta do derretimento do gelo da Groenlândia até o ano 2100.

Em entrevista à “Associated Press”, William Colgan, glaciologista do Serviço Geológico da Dinamarca e da Groenlândia e um dos autores do estudo, esses grandes pedaços de geleira são considerados “gelos mortos”, que vão desaparecer da camada de gelo em alguns anos independente de ações para evitar as mudanças climáticas. 

Barco passa perto de iceberg na Groelândia — Foto: Felipe Dana/AP 

A previsão de aumento do nível do mar em 27 cm é mais que o dobro de estimativas anteriores sobre o derretimento de gelo na Groenlândia. Os pesquisadores não colocaram uma data-limite para que isso aconteça, mas estimam que o fenômeno pode acontecer entre o final do século e 2150.

Para chegar ao número, cientistas analisaram o equilíbrio do ciclo do gelo. Em situação perfeita, a queda de neve nas montanhas da Groenlândia desce e engrossa as laterais das geleiras, equilibrando o que está derretendo nas bordas. Mas nas últimas décadas há menos reabastecimento e mais derretimento, criando desequilíbrio. 

Os autores do estudo analisaram a proporção do que está sendo adicionado ante ao que está sendo perdido e calcularam que 3,3% do volume total de gelo da Groenlândia derreterá, independente do que aconteça com as medidas para redução das emissões de carbono. 

Um dos autores do estudo disse que mais de 120 trilhões de toneladas de gelo já estão fadadas a derreter devido à incapacidade do manto de gelo em reabastecer suas bordas. 

Esta é a primeira vez que os cientistas calculam uma perda mínima de gelo – e o aumento do nível do mar que acompanha – para a Groenlândia, uma das duas enormes camadas de gelo da Terra que estão diminuindo lentamente devido às mudanças climáticas decorrentes da queima de carvão, petróleo e gás natural.