Dermatoglifia no SPFC

A parceria entre o São Paulo e a Cia Athletica, que vai inaugurar uma unidade no interior do estádio do Morumbi, pode ter novos desdobramentos nos próximos meses. A rede de academias vai importar um teste da Rússia, e já o colocou à disposição da diretoria da equipe tricolor.

A avaliação é chamada de dermatoglifia, e a expectativa é que seja colocada em prática na Cia Athletica a partir do próximo mês – a academia do Morumbi, com lançamento previsto para fevereiro ou março de 2010, já será preparada para isso. Por meio desse teste, é possível medir a pré-disposição de qualquer pessoa para tipos diferentes de exercício.

Na Rússia, esse processo é realizado para descobrir aptidões físicas de crianças. Com o teste, é possível saber quais têm formação genética mais propensa a exercícios de força e quais são mais adequadas a atividades de longa duração e curto impacto.

"Existe outro meio de medir isso, que é a biópsia muscular. Para fazer esse teste, você precisa retirar um pedaço do tecido de diferentes partes do corpo, porque o padrão de crescimento do braço pode ser diferente da perna. Portanto, é algo mais desgastante o e menos conclusivo que a dermatoglifia", explicou Gary Schulze, executivo da Cia Athletica que tem coordenado a importação da avaliação.

A despeito de o processo ainda nem ter sido colocado em prática, a Cia Athletica já o colocou à disposição da diretoria do São Paulo para analisar os garotos de suas categorias de base. "Ainda não falamos sobre isso, até porque o CT deles é longe, mas estamos abertos a qualquer coisa que eles precisarem. Da mesma forma, se um preparador físico quiser usar as dependências da academia e fazer um treino no Morumbi, isso vai ser possível", disse Marcos Nisti, diretor de marketing da rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.