USP aprova oferta de seu primeiro curso a distância

USP aprova oferta de seu primeiro curso a distância
A Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta terça-feira (10) a oferta do curso de licenciatura em ciências, ministrado a distância. Esta será a primeira graduação do tipo na universidade e fará parte do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), iniciativa da Secretaria Estadual de Ensino Superior.
 
O objetivo da licenciatura será a formação de professores de ciências para o ensino fundamental. De acordo com a universidade, o projeto pedagógico promoverá o ensino multidisciplinar, com integração das áreas do saber como física física, química, astronomia e sociologia. O curso terá carga horária total de 2.835 horas.
 
No total, 52% das aulas serão desenvolvidas a distância, com 1.800 horas de atividades relacionadas com os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, e 48% serão presenciais, sendo 405 horas destinadas às práticas como componente curricular, 420 horas ao estágio curricular supervisionado e 210 horas, às atividades acadêmico-científico-culturais.
 
O projeto aprovado prevê oferta de 360 vagas anuais, distribuídas em quatro pólos, com 90 alunos cada, nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos.
 
O concurso vestibular será realizado pela Fuvest, especificamente para essa modalidade de ensino. O vestibular deverá oferecer bônus para priorizar o ingresso de professores sem curso superior, que atuem em docência na educação básica; licenciados em área diferente de sua formação e com experiência docente; portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido e com experiência docente em qualquer área; egressos do ensino médio com tempo mínimo de quatro anos de formados; e portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.
 
As normas e as datas do vestibular serão estabelecidas pelo Conselho de Graduação da universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.