USP, Unesp e Unicamp iniciarão pós a distância para professor em agosto

USP, Unesp e Unicamp iniciarão pós a distância para professor em agosto

RAFAEL SAMPAIO – da Folha de S.Paulo

Professores de escolas estaduais poderão, a partir de agosto, fazer 16 cursos gratuitos de pós-graduação a distância, como biologia, matemática, português e inglês.

Ministrados pela USP, Unesp e Unicamp, os cursos –no modelo lato sensu, de especialização– terão duração de um ano, com a maioria das aulas via internet e algumas presenciais. Serão selecionados professores que dão aulas do sexto ao nono ano e do ensino médio.

Haverá 60 mil vagas, segundo a Secretaria de Ensino Superior. “Vamos manter essa oferta de vagas [neste e] nos próximos dois anos. No total, 180 mil docentes serão formados. A demanda é de 250 mil”, afirma o secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt.

As inscrições devem ocorrer nos próximos meses, mas ainda não há data prevista, segundo o secretário. As turmas terão 25 alunos, em média. As próprias universidades definirão o conteúdo das aulas e a quantidade de presenciais. Os cursos serão dados pelos docentes das três instituições, que contarão com a ajuda de tutores –que ainda serão contratados.

“Precisamos formar professores em diferentes áreas científicas para atuar principalmente no ensino médio”, afirma o secretário.

Três cursos serão de gestão educacional, voltados para diretores, vice-diretores e coordenadores de escolas. Voltado para supervisores de ensino, um dos cursos começa já em março no campus de Ribeirão Preto da USP, segundo a própria universidade. A duração será de dois meses.

Parceria

Os cursos fazem parte do Programa RedFor (Rede São Paulo de Formação Docente), que está inserido na Universidade Virtual do Estado de São Paulo, projeto da secretaria em parceria com as universidades estaduais paulistas.

João Zanetic, diretor da Adusp (Associação de Docentes da USP), é contrário à proposta, “a menos que os professores tenham um período de licença para fazer as aulas”. “Os professores da rede pública já estão sobrecarregados. Que tempo eles terão para fazer os cursos? Os intervalos das aulas?”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.