Sony e Nokia diversificam ofertas

Japoneses lançam novo Reader e finlandeses entram no mercado dos notebooks

Reader e Nokia notebook
Reader e Nokia notebook

As grandes marcas parecem estar a apostar na diversificação numa altura em que se começa a falar de saída da crise. Neste início de semana, a Nokia anunciou o lançamento de seu primeiro netbook, o Booklet 3G, com o qual pretende entrar neste mercado. Quase ao mesmo tempo, a Sony é notícia pelo anúncio do lançamento de uma nova versão do leitor de livros electrónicos Reader, que terá ligação sem fios à Internet para permitir descarregar as obras.

O novo leitor da Sony, de seu nome Reader Daily Edition, será vendido a 399 dólares (cerca de 280 euros) e terá um ecrã táctil de sete polegadas (cerca de 18 centímetros), sendo o primeiro da companhia a ter ligação sem fios, algo que o leitor Kindle, da Amazon, oferece desde o início. "Acreditamos sempre que os consumidores devem ter poder de decisão sobre todos os aspectos da sua experiência de leitura e hoje demos um grande passo para cumprir essa promessa", declarou o presidente da divisão de leitura digital da Sony Electronics, Steve Haber, ao apresentar o novo leitor em Nova Iorque.

O Reader Daily Edition liga-se à Net com tecnologia de terceira geração através da operadora AT&T, sem que isso implique o pagamento de mensalidades pelos downloads mas apenas o preço dos livros. A Sony anunciou também que estabeleceu uma parceria com a Biblioteca Pública de Nova Iorque para que os usuários do Reader possam aceder aos 29 mil títulos electrónicos daquela entidade a título de empréstimo.

Biblioteca de Nova Iorque e Google Books

Quem possuir um dos modelos Reader da Sony também poderá ler gratuitamente mais de um milhão de livros já isentos de direitos de autor (isto é, em domínio público) disponibilizados no Google Books, o projecto de digitalização de livros do motor de busca Google, que aspira a criar uma gigantesca biblioteca virtual.

A Sony, que iniciou o negócio dos livros electrónicos em 2006, espera agora conquistar quota de mercado ao Kindle, da Amazon, que, apesar de ter saído um ano depois, concentrou a atenção dos consumidores norte-americanos, sobretudo por ter ligação sem fios à Internet.

Novo Nokia será maior, mas pequenino

Já o Nokia Booklet 3G tem a seu favor o peso, 1,25 quilos, e o processador Intel Atom, sistema operacional Windows, webcam, Bluetooth integrado e um ecrã de alta definição de dez polegadas. O novo computador oferece ligação à internet sem fios de alta velocidade (3G/HSPA) e os serviços da Ovi, a loja virtual onde a Nokia vende música, jogos e mapas para telemóveis.

"O nosso trabalho é conectar as pessoas”, refere, no comunicado, Kai Oistamo, vice-presidente executivo do grupo finlandês, “e o Nokia Booklet 3G é para nós uma evolução natural".

A Nokia apresentará seu novo netbook no dia 2 de Setembro na Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.