Em 27/março/1942

A deportação em massa de judeus do campo de internamento na França para campos de extermínio na Alemanha teve início em 27 de março de 1942, durante a ocupação alemã da França na Segunda Guerra Mundial. Essa operação, que ficou conhecida como “Rafle du Vel’ d’Hiv”, foi conduzida pela polícia francesa sob a supervisão das autoridades alemãs, deportando inicialmente 1.100 judeus.

O regime de Vichy promulgou leis discriminatórias contra os judeus, como o Estatuto dos Judeus de outubro de 1940, e participou ativamente na deportação de judeus da França para campos de concentração e extermínio na Europa Oriental. De 1942 a 1944, aproximadamente 76.000 judeus foram deportados da França, e a maioria deles foi enviada para Auschwitz, sendo mortos nas câmaras de gás.

Aproximadamente 13.000 judeus, incluindo cerca de 4.000 crianças, foram presos em suas casas ou nas ruas e levados ao Velódromo de Inverno, em Paris, que foi utilizado como local de triagem antes da deportação.

Essa operação foi um dos momentos mais sombrios da colaboração entre o governo francês de Vichy e as autoridades nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e é considerada um símbolo da perseguição aos judeus na França durante esse período.