Pular o café da manhã não emagrece.

Uma revisão sistemática e uma metanálise de ensaios clínicos randomizados recém-publicadas no periódico BMJ não demonstraram perda de peso nos pacientes que tomaram café da manhã em comparação aos que não o fizeram.

Grande parte da associação positiva prévia entre a alimentação no café da manhã e o peso saudável é proveniente de estudos observacionais.

Dos 13 ensaios clínicos incluídos, sete examinaram o efeito de tomar o café da manhã na mudança do peso e 10 examinaram o efeito sobre a ingestão de energia.

A metanálise dos resultados encontrou uma pequena diferença de peso favorecendo os participantes que pularam o café da manhã (diferença média de 0,44 kg, intervalo de confiança, IC, de 95%, de 0,07 a 0,82).

Os participantes que tomaram café da manhã tiveram maior consumo diário de energia do que aqueles que pularam essa refeição (diferença média de 259,79 kcal/dia).

Modificações dietéticas que incluam o consumo de café da manhã como parte da rotina diária do paciente podem não ser uma boa estratégia para a perda de peso, independentemente do hábito estabelecido.

Para lembrar: 
Na prática clínica é importante que o médico tenha cuidado ao recomendar o café da manhã para a perda de peso em adultos, pois isso pode ter o efeito oposto nestes pacientes.

Referência: 
Sievert K, Hussain S, Page M et al. Effect of breakfast on weight and energy intake: systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. BMJ. 2019:l42. doi:10.1136/bmj.l42