Cursos gratuitos nas melhores Universidades.

Alguns cursos são configurados para receber milhares de estudantes e são classificados como MOOCs – Massive Open Online Courses. Em geral, esses cursos não exigem pré-requisitos dos seus participantes e oferecem um ambiente de estudo altamente colaborativo.

Embora o idioma possa ser uma dificuldade para algumas pessoas, é possível encontrar cursos de instituições estrangeiras com o material traduzido ou com vídeos das aulas legendados no nosso idioma.

O acesso ao conteúdo é praticamente livre e gratuito para qualquer pessoa cadastrada nessas plataformas. No entanto, alguns serviços cobram pela emissão de certificados ou por cursos mais avançados (no caso dos programas de especialização).

Também é importante saber que a maior parte dos cursos oferecidos estão em inglês, embora alguns tenham a opção de legenda e material em português e espanhol.

Internacionais 

Massachusetts Institute of Technology (MIT) oferece 232 cursos gratuitos. confira aqui

Harvard University oferece 17 cursos gratuitos, confira aqui

Stanford oferece 32 cursos gratuitos, confira aqui

Nacionais

Empreendedorismo e mercado de trabalho

Relação de cursos EaD para quem quer começar um novo negócio e empreendedores que desejam melhorar o seu desempenho em gestão de empresas.

Informática e tecnologia da informação

Cursos livres para quem deseja aprender a criar apps, desvender os códigos de linguagens de programação e gerenciar sistemas de TI.

Linguagem Brasileira de Sinais

Lista de cursos em vídeo para quem necessita aprender a se comunicar em Libras.

Outros assuntos

Esses canais disponibilizam uma série de cursos online sobre os mais variados assuntos. Acesse os links para conhecer todas as opções disponíveis.