Mestrado em Educação na Uniara foi autorizado pela CAPES

O Centro Universitário de Araraquara – Uniara teve sua proposta de pós-graduação Strictu-Senso, nível de Mestrado, na área de Educação, aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, durante a reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES, realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. O programa de Mestrado em Educação segue as linhas de pesquisa em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, e deve ser oferecido a partir do próximo ano.
Segundo a coordenadora do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa – CiePesquisa da Uniara e vice-coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da instituição, Helena Carvalho De Lorenzo, essa aprovação “significa o reconhecimento de um esforço de pesquisa de um grupo de professores ligados à educação”. “Constitui a dedicação da instituição em criar condições para esses grupos, existentes há mais de dois anos, funcionarem da melhor maneira possível”, comenta.
Ela conta que a proposta para a montagem do curso de programa de mestrado apresentada em março deste ano à CAPES/MEC, segue duas linhas de pesquisa. “São elas: Gestão Educacional, que visa a estudar a gestão nos diversos níveis – federal, estadual e municipal; e Processos de Ensino, que se preocupa com estudos para a formação de profissionais da educação”, explica.
Helena aponta que o objetivo do programa “é formar pessoal altamente qualificado na área de educação, criando competências de ensino, apoiando melhorias na capacidade de gestão das escolas de todo o país e na qualidade de ensino na educação básica”, completa.
De acordo com coordenadora do curso, Dirce Charara Monteiro, a oportunidade “abre excelentes perspectivas de pesquisa sobre questões importantes na área de educação e, mais ainda, pela natureza do mestrado, oferece a oportunidade de buscar soluções para enfrentar as principais dificuldades identificadas, seja na área de ensino, seja na área de gestão”.
Para a autora do projeto, Alda Junqueira Marin, a importância para a instituição implica na “possibilidade de desenvolver estudos e pesquisas com vários professores e alunos sobre os temas do projeto e, com isso, ampliar o conhecimento da educação escolar, que reverte para os próprios cursos de graduação”. “Além disso, há possibilidades de prestar serviços nessa área para a educação local. É uma oportunidade de ampliar a inserção e o intercâmbio social e acadêmico com a cidade e com a região”, explica.
O reitor da instituição, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, afirma que “a conquista é motivo de orgulho e reconhecimento de um trabalho praticado há 45 anos, quando a Uniara se propôs a oferecer ensino que preza pela qualidade para Araraquara e região”.
O curso é destinado a todas as pessoas formadas em educação ou outras graduações semelhantes, que desejam seguir o caminho da docência. Mais informações sobre o processo seletivo serão divulgadas em breve.