Conteúdos disponíveis em canais da USP orientam sobre a prevenção ao câncer de mama

No mês de conscientização sobre o câncer que mais atinge as mulheres, vídeos, podcasts e textos de pesquisadores da USP ajudam a informar sobre prevenção e tratamento da doença

  Publicado: 06/10/2021

Redação

Os esforços de conscientização da população, principalmente da mulher, sobre a prevenção ao câncer de mama são retomados todos os anos no mês de outubro, no chamado Outubro Rosa, movimento nascido na década de 1990 nos Estados Unidos e consagrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Com origem em causas genéticas ou pelos hábitos de vida, o câncer de mama ultrapassa 60 mil casos por ano no Brasil e nos últimos anos, com a pandemia, o número deve ter uma elevação já que a realização de exames preventivos ficou prejudicada. Por isso, as campanhas alertam para a retomada da mamografia, que é a principal aliada da mulher contra a doença. Ela não vai prevenir o aparecimento do câncer, mas faz o diagnóstico num momento em que a doença é inicial e tem maior chance de cura.

Os especialistas orientam que prestar atenção no próprio corpo, independentemente de manter a rotina dos exames, é fundamental. Além disso, se surgir alguma alteração nas mamas, é necessário procurar atendimento para avaliar e investigar.

Confira a seleção de conteúdos do Jornal da USP que pode ajudar a entender, prevenir e tratar a doença:

O curso de Medicina da USP em Bauru criou uma série de vídeos com informações e dicas da especialista em Oncologia Mariane Nunes de Nadai, que é professora e médica assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP. Os vídeos curtos dão orientações básicas para as mulheres se cuidarem, como por exemplo na abordagem sobre a importância da mamografia. Os vídeos fazem parte do programa De bem com a saúde, disponível no canal da TV USP Bauru no YouTube.

Com que idade devo fazer mamografia?

Amamentar reduz o risco de desenvolver a doença?

Qual a importância do diagnóstico precoce?

Câncer de Mama: Tem cura?

Toda pessoa com câncer de mama precisa tirar o seio?

Câncer de Mama: Os homens podem ter?

Grupo Genoma USP elaborou uma série de três vídeos para esclarecer o público sobre questões relacionadas à genética do câncer de mama. Os vídeos abordam como andam os estudos sobre a busca por causas genéticas para o câncer de mama, se o câncer de mama pode ser hereditário e como este tipo pode ser identificado a partir da suspeita clínica até chegar aos testes genéticos.