Eliud Kipchoge garante vitória na Mission Marathon, na Holanda

Eliud Kipchoge garante vitória na Mission Marathon, na Holanda

Foto: Divulgação NN Mission Marathon

O queniano Eliud Kipchoge de 36 anos, recordista mundial e o primeiro homem a correr a maratona em menos de duas horas em condições especiais, venceu no último domingo (18) a NN Mission Marathon em Twente, na Holanda, dando a volta por cima depois de sofrer uma dura derrota na Maratona de Londres em outubro passado, terminando em oitavo lugar na chuva e relatando problemas físicos, na ocasião Kipchoge era o favorivo para garantir a vitória.

Mas deste episódio que foi apenas sua segunda derrota em 11 maratonas, e a primeira em sete anos, o queniano voltou ao topo do pódio depois de escapar do companheiro de treino Jonathan Korir faltando 10 km dos 42,2 km restantes, cruzando a linha de chegada com o tempo de 02:04:30.

A corrida foi originalmente planejada para acontecer em Hamburgo em 11 de abril, antes que a situação do coronavírus local obrigasse os organizadores a buscar uma data e local alternativos, a cidade escolhida foi Twente, a prova ocorreu em uma pista de aeroporto.

Eliud Kipchoge garante vitória na Mission Marathon, na Holanda
Foto: Divulgação NN Mission Marathon

“É uma missão cumprida”, disse Eliud Kipchoge. “As condições estavam muito boas, com um pouco de vento, não tenho queixas, a corrida foi realmente perfeita, a NN Mission Marathon foi um verdadeiro teste antes de Tóquio”.

Além disso, Kipchoge também ressaltou a organização da prova que correu para preparar o evento em um tempo curto, devido as circunstâncias e cuidados impostos pela pandemia. “Agradeço aos grandes homens e mulheres que organizaram esta prova em menos de 10 dias, organizar isso no meio de uma pandemia e mostrar que as pessoas ainda podem correr e fazer sua melhor corrida antes das Olimpíadas é muito importante.”

O queniano Korir foi segundo colocado garantindo seu novo recorde pessoal, ele completou a prova em 2:06:40. Goitom Kifle da Eritreia reduziu dois segundos do seu melhor tempo para terminar em terceiro lugar em 2:08:07.

Eliud Kipchoge garante vitória na Mission Marathon, na Holanda
Foto: Divulgação NN Mission Marathon

Mais de 70 outros atletas estavam usando a corrida em um percurso circular especialmente projetado no Aeroporto de Twente, que foi fechado ao público para garantir sua vaga em Tóquio 2020 ou se preparar para o evento olímpico. A corrida, anunciada como “o caminho mais rápido para Tóquio”, correspondeu às expectativas, pois 25 atletas – 15 homens e 10 mulheres – seguiram os padrões de qualificação automática olímpica.

Na corrida feminina, a alemã Katharina Steinruck baixou quase um minuto e meio de seu melhor resultado para cruzar a linha de chegada em 2:25:59. Sara Moreira, de Portugal, terminou em segundo lugar com o tempo de 2:26:42, a alemã Rabea Schöneborn foi a terceira e bateu seu recorde pessoal fazendo a prova em 2: 27:03.

O diretor de Comunicação Esportiva Global, Jos Hermens, disse: “É tão especial que conseguimos organizar esta corrida em tão pouco tempo. Esta é a oportunidade competitiva que os atletas merecem, enquanto perseguem o sonho de uma passagem olímpica”.

No total, 15 corredores conseguiram melhorar seus tempos:

Eliud Kipchoge garante vitória na Mission Marathon, na Holanda
Além de Eliud Kipchoge, mais 14 atletas correram abaixo do índice olímpico em Twente

Apesar da vitória, mesmo se Kipchoge não tivesse alcançado o índice olímpico, já estaria qualificado para os Jogos de Tóquio, já que é um dos corredores escolhidos pela Federação Queniana para representar o país nestas Olimpíadas.

 

Origem: Eliud Kipchoge garante vitória na Mission Marathon, na Holanda – Webrun