O que são as mudanças no calendário de férias da rede estadual de São Paulo

A partir de 2020, o calendário de férias da rede estadual de Educação de São Paulo passará por mudanças. O anúncio foi feito em abril deste ano pelo governador João Doria e os secretários de Educação e de Turismo, Rossieli Soares e Vinicius Lummertz. A reorganização garante o cumprimento dos 200 dias letivos previstos por lei. Entenda o que muda nas férias escolares da rede.

Como era e como ficou?
Atualmente, o calendário prevê dois períodos de férias: em julho e dezembro/janeiro. A nova organização propõe recessos após cada bimestre, isto é, períodos de férias em abril, julho, outubro e dezembro.

Em abril e em outubro, os alunos e educadores teriam uma semana livre; em julho, as férias passam de 30 dias para apenas 15 dias. Já durante os meses de dezembro e janeiro mantém-se o recesso de um mês.

Leia mais aqui

Curso gratuito sobre pedagogia de projetos é oferecido online

A Samsung, através da plataforma do Prêmio Respostas para o Amanhã, oferece o curso gratuito Aprender por Projetos. O conteúdo foi organizado em parceria com a organização CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e tem como objetivo formar professores, coordenadores e demais interessados em desenvolver a aprendizagem por meio de projetos e suas práticas educativas. 

As aulas são 100% online, tornando o curso autoformativo, sendo o participante responsável por seguir as trilhas do conhecimento. Pensado para educadores que trabalhem com turmas de Ensino Médio, esse curso apresenta uma concepção de ensino e aprendizagem que amplia a autonomia dos alunos na realização de pesquisas e investigações. Assim, o professor aprenderá a orientar seus alunos a articular a teoria com a prática na busca de soluções para problemas reais. Dessa modo, a escola poderá se tornar mais atrativa para estes jovens. 

Leia mais aqui

Alguém me explica: o que eu preciso saber antes da prova do Saeb 2019?

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 serão aplicadas entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro. Se sua escola trabalha com Ensino Fundamental e Médio, com certeza você deve estar familiarizado com o exame. No entanto, a edição 2019 traz diversas novidades – entre elas, a aplicação também do Saeb na Educação Infantil e de matrizes de avaliação alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Leia mais aqui