7 habilidades essenciais para ser um bom formador de professores

O coordenador pedagógico nem sempre foi encarregado de formar professores. No entanto, formá-los de acordo com o projeto pedagógico da escola hoje consiste em uma das principais tarefas deste profissional. Seu trabalho é primordial na construção e implementação do projeto pedagógico da escola, na solução de conflitos e na mediação entre professores, alunos e pais.

O papel de formador é favorecido pela experiência e proximidade do coordenador com a sala de aula. Sempre em contato com os professores, a rotina da sala de aula e as avaliações dos alunos, ele pode contribuir para o aprimoramento da prática docente, sugerindo intervenções didáticas, materiais de referência e mudanças de prática que sejam aplicáveis ao contexto da escola em que trabalha.

Leia mais aqui

Escolas de tempo integral em Pernambuco

“Meus pais sempre me disseram: se esse é o teu sonho, vai atrás”, conta Maria Fernanda da Silva Batista, recém-formada na rede estadual de Pernambuco. Os sonhos poderiam ser pequenos para os alunos de um estado que registra aproximadamente 1 milhão de pessoas em situação de pobreza e 13,4% da população analfabeta, como indica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/2015 e 2017, respectivamente). Mas os sonhos de Maria Fernanda foram ampliados por oportunidades que encontrou no Ensino Médio.

Leia mais aqui

O que fazer com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem?

A partir do momento em que o professor percebe que o aluno apresenta dificuldades de aprendizagem, o problema passa a ser também do coordenador.

Embora a gestão de sala de aula seja do professor, é função do coordenador conhecer a realidade e oferecer suporte ao professor para “socorrer” o aluno. Afinal de contas, trata-se de um aspecto pedagógico e o docente precisa saber que pode contar com o apoio da coordenação.

Detectar e falar de dificuldades de aprendizagem não é tão simples, pois há que se pensar: Qual é a dificuldade? É do campo pedagógico ou é de outra natureza? Sobre campo pedagógico, quero dizer que este está ao alcance do professor, pois é de seu domínio todo o processo de “ensinagem” para que ocorra a aprendizagem. Às vezes, a dificuldade é bastante acentuada por problemas que o pedagogo, em sala de aula, não dá contar de resolver.

Leia mais aqui