Estreia no próximo dia 17 o novo site de NOVA ESCOLA

No portal, você terá acesso às melhores reportagens de NOVA ESCOLA, organizadas por disciplina e por temas como Planejamento e Avaliação, Gestão Esolar e Políticas Públicas. Acesse também todo o conteúdo multimídia do site, o melhor banco de planos de aula do país e a íntegra das edições especiais.
Vídeo – Como formar grupos
As organizações ascendente e descendente
Duas professoras de São Caetano do Sul, SP, uma de Matememática e outra de Língua Portuguesa, mostram em vídeo como formam grupos em sala de aula com a intenção de garantir a aprendizagem dos alunos.
Vídeo – Leitura de textos informativos
Crianças leem, mesmo antes de alfabetizadas
O contato com diversos gêneros textuais é imprescindível, desde muito cedo, para a formação de bons leitores e escritores. Neste vídeo, observe como não é necessário que a criança esteja alfabetizada para encontrar o que procura em textos informativos. Basta que a atividade seja contextualizada e tenha por objetivo não a leitura convencional, mas o desenvolvimento do comportamento leitor.

Com "pé atrás", José Serra assina decreto que cria universidade de ensino a distância

Com “pé atrás”, José Serra assina decreto que cria universidade de ensino a distância

O governador de São Paulo, José Serra, assinou na tarde desta quinta-feira (9) o decreto que cria a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), sistema de ensino superior a distância. “Eu mesmo tenho o pé atrás [com a educação a distância]. Vendo TV, fico me perguntando se dá mesmo para aprender”, disse logo após dar sinal verde para o projeto.

A Univesp é formada pela parceria das três universidades estaduais paulistas: USP, Unesp e Unicamp. O programa vai ter ênfase na pedagogia e prevê a abertura de 6.600 vagas já em 2009. “As universidades vão caprichar porque são as três melhores do país e não darão aula sem qualidade”, garantiu Serra.

Os cursos serão gratuitos, mas o projeto custará R$ 25 milhões por ano aos cofres públicos. “Não estamos tirando da verba das universidades. Deveríamos, porque é para o ensino superior publico, mas não estamos. E isso é para mostrar a importância que esse programa tem para nós”, esclareceu o governador, que classificou o dia de hoje como “histórico”.

Como funciona
Serão destinadas 5.000 vagas para a graduação de pedagogia na Unesp, 700 de licenciatura em biologia e outras 900 de licenciatura em ciências, ambas na USP. A Unicamp ainda não tem suas vagas definidas.

O primeiro módulo do programa, conforme o plano, terá cursos para ampliar a oferta de vagas na formação de professores em áreas básicas, como línguas, física, química e biologia. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, somente na rede estadual de São Paulo, há 25 mil professores sem diploma superior (10% do total).

Simultaneamente, serão desenvolvidos cursos de especialização voltados a professores da rede estadual de ensino, da 5ª série ao ensino médio. A expectativa é de que 110 mil docentes ingressem no ano que vem em 16 cursos de pós-graduação (13 de disciplinas e três de gestão).

Alguns cursos de especialização já são estudados para implantação: filosofia, sociologia, educação em direitos humanos, ética e saúde na escola, ciências, espanhol, gestão escolar, economia ambiental, vigilância sanitária, terapia intensiva integrada, ações em saúde, reabilitação de pacientes amputados.

Ingresso na universidade
O ingresso na Univesp será feito como um vestibular normal. Será publicado edital com informações sobre o processo seletivo. Ainda não há datas definidas, mas a expectativa é de que esses cursos já comecem a funcionar em março de 2009.

Segundo o secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, o sistema de cotas obedecerá as atuais políticas das universidades, “que já contemplam, de alguma forma, esse aspecto fundamental da participação dos jovens na busca do ingresso no ensino superior. O que vamos fazer é continuar a respeitar essas políticas”.

A idéia é criar uma rede virtual de ensino superior chancelada pelo prestígio acadêmico das estaduais. Por meio da rede, o aluno poderá assistir aulas, consultar uma biblioteca virtual e acompanhar pela TV o material de apoio pedagógico. O restante do programa pouco difere do ensino tradicional, com provas e aulas presenciais nos pólos.

Vogt explica que haverá um canal aberto 24 horas que repetirá a programação a cada oito horas. A grade curricular ficará a cargo das universidades. “O projeto nasce com universidades públicas, mas estará aberto, no futuro, a parcerias com outras instituições, inclusive as particulares”, disse o secretário.

USP aprova oferta de seu primeiro curso a distância

USP aprova oferta de seu primeiro curso a distância
A Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta terça-feira (10) a oferta do curso de licenciatura em ciências, ministrado a distância. Esta será a primeira graduação do tipo na universidade e fará parte do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), iniciativa da Secretaria Estadual de Ensino Superior.
 
O objetivo da licenciatura será a formação de professores de ciências para o ensino fundamental. De acordo com a universidade, o projeto pedagógico promoverá o ensino multidisciplinar, com integração das áreas do saber como física física, química, astronomia e sociologia. O curso terá carga horária total de 2.835 horas.
 
No total, 52% das aulas serão desenvolvidas a distância, com 1.800 horas de atividades relacionadas com os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, e 48% serão presenciais, sendo 405 horas destinadas às práticas como componente curricular, 420 horas ao estágio curricular supervisionado e 210 horas, às atividades acadêmico-científico-culturais.
 
O projeto aprovado prevê oferta de 360 vagas anuais, distribuídas em quatro pólos, com 90 alunos cada, nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos.
 
O concurso vestibular será realizado pela Fuvest, especificamente para essa modalidade de ensino. O vestibular deverá oferecer bônus para priorizar o ingresso de professores sem curso superior, que atuem em docência na educação básica; licenciados em área diferente de sua formação e com experiência docente; portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido e com experiência docente em qualquer área; egressos do ensino médio com tempo mínimo de quatro anos de formados; e portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.
 
As normas e as datas do vestibular serão estabelecidas pelo Conselho de Graduação da universidade.