Recordista em participações está fora do Mundial de Helsinque

A velocista jamaicana naturalizada eslovena, Merlene Ottey, anunciou nesta terça-feira que está fora do Mundial de atletismo, que será disputado em agosto, na cidade finlandesa de Helsinque.

Esta seria a oitava participação de Ottey no Mundial. A atleta, de 45 anos, vai passar por uma cirurgia neste ano para reparar um problema no ligamento de seu joelho esquerdo.

A lesão aconteceu nas semifinais dos 200 m rasos nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, em agosto do ano passado. Ottey realizou um trabalho de fisioterapia para se recuperar, mas o tratamento não deu resultado e a solução foi a cirurgia.

Ottey conquistou um total de 14 medalhas em sete Mundiais, recorde absoluto da competição. Além disso, ela é a recordista mundial indoor dos 200 m, com o tempo de 21s87, conquistado em fevereiro de 1993, em Liévin, na França.

Em Atenas, Ottey disputou sua sétima Olimpíada. Sua primeira aparição nos Jogos aconteceu em Moscou-1980, quando conquistou o bronze nos 200 m rasos. No total, são oito medalhas olímpicas.

Brasileira Lucimar de Moura vence prova no GP de Praga

Os atletas brasileiros conseguiram bons resultados no Grande Prêmio de atletismo de Praga, na República Tcheca, realizado nesta segunda-feira. O desta que foi a velocista Lucimar Aparecida de Moura, que conquistou a medalha de ouro na prova dos 200 m rasos.

A brasileira venceu a prova com o tempo de 23s, apenas três centésimos à frente da segunda colocada, Vida Anim, atleta de Gana. A medalha de bronze ficou com a ucraniana Maryna Maydanova.

Outra brasileira que subiu ao pódio na República Tcheca foi Maíla Paula Machado, terceira colocada na prova dos 100 m com barreiras. A atleta registrou o tempo de 13s05, atrás da vencedora polonesa Aurelia Trywianska e da haitiana Nadine Faustin.

Entre os homens, o atletismo do Brasil conseguiu duas medalhas numa mesma prova. Anselmo Gomes da Silva foi medalha de prata nos 110 m com barreiras, com o tempo de 13.63, logo á frente do compatriota Marcio Simão de Souza, que terminou com 13.85. O vencedor foi o letão Stanislavs Olijars.

Vanderlei Cordeiro embarca para disputar prova no Japão

Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na maratona da Olimpíada de Atenas, viajou nesta segunda-feira para o Japão, onde disputará domingo a Meia Maratona de Sapporo.

A competição servirá mais uma vez de avaliação para o atual estágio de treinamento do atleta, que se prepara para disputar a maratona do Campeonato Mundial de Helsinque, em agosto, na Finlândia.

"O Vanderlei está muito bem. Depois do terceiro lugar na Bellin Run, no início do mês, nos Estados Unidos, ele deu seqüência ao treinamento, fazendo sessões pesadas", lembra o técnico Ricardo D’Angelo. "Vamos tomar o resultado em Sapporo como avaliação desta preparação", completou.

D’Angelo espera uma prova muito difícil. "As condições climáticas serão desgastantes. Está muito quente por lá e a corrida terá largada às 13h30", comenta o treinador. "Além disso, a prova tem nível forte, com os melhores do Japão e alguns africanos", emenda.

Depois da Meia Maratona de Sapporo, Vanderlei volta rapidamente para o Brasil e já parte para Paipa, na Colômbia, onde fará o treinamento final para o Mundial em altitude, repetindo assim a preparação vitoriosa para a Olimpíada da Grécia, no ano passado.